Escola Municipal Padre Marzano Matias
Programa Escola Integrada


terça-feira, 2 de agosto de 2011

Escola Integrada


A Escola Integrada está implantada em 50 escolas da rede pública municipal. O Programa atende a 15.000 crianças e adolescentes do Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos. No início dos trabalhos, foi definido um cronograma de adaptação das escolas, que ampliam progressivamente o atendimento de 40% até a totalidade de seus estudantes.

Os alunos da Escola Integrada são atendidos pela manhã e à tarde, o almoço é servido na escola. As atividades são realizadas tanto dentro, quanto fora da escola, em diversos lugares da comunidade. Ao todo, o aluno é atendido durante 9 horas.

Os alunos recebem formação educacional diferenciada, ao mesmo tempo em que intensificam o relacionamento com a comunidade.

Cada Escola Integrada conta com um professor comunitário como coordenador. Todas as atividades da Escola Integrada, como aula de língua estrangeira, auxílio no dever de casa, prática de esportes, brincadeiras, oficinas e aulas ao ar livre são coordenadas por esse professor.

Para as ações fora da escola, são organizados grupos de 25 alunos, acompanhados de um monitor, que pode ser estudante universitário ou agente comunitário.

Já são parceiros dez instituições de Ensino Superior: UFMG, PUC Minas, Universo, UNA, Uni-BH, FABRAI , Newton Paiva, FUMEC, UEMG e CEFET-MG. Entre fundações e ONG's destacam-se o Instituto Paulo Freire, Fundação Itaú Social, Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), Associação Cidade Escola Aprendiz, Instituto Sangari, entre diversas outras instituições.

Transforma diferentes espaços da cidade em centros educativos. A partir do reconhecimento da vocação local de cada região, os locais são definidos, com o aproveitamento dos recursos educativos existentes na cidade, como museus, praças, parques, bibliotecas, teatros, cinemas e clubes.

Cabe às escolas o desenvolvimento de ações articuladas com projetos já existentes na comunidade, criando novas atividades que atendam ao projeto pedagógico da escola, visando à melhoria da aprendizagem de seus alunos.

É um programa multidisciplinar e pretende integrar os diferentes programas públicos e sociais, tendo como base a intersetorialidade e o compartilhamento de ações entre as secretarias municipais de Educação, Políticas Sociais, Esportes, Regulação Urbana, Saúde e a Fundação Municipal de Cultura, sob a Coordenação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação.

Um comentário:

  1. Hoje na escola Integrada, foi bom. Aprendemos á Dançar com á professora Tamará, colorimos com a professora Janette, jogamos bola eu e meus amigos, a escola integrada é bom porque fazemos muitas coisas boas, temos professores bastante capacitado. É por isso eu gosto da escola integrada.

    #Mozzoni

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.