Escola Municipal Padre Marzano Matias
Programa Escola Integrada


terça-feira, 29 de novembro de 2011

Decoração de Natal


Já estamos a todo vapor com a decoração de natal!

Um dos objetivos é ensinar os alunos brincando, já que de uma forma alegre eles abrem a  imaginação, e o mais importante aprendem a lidar com a questão da conservação do meio ambiente.













segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Papai Noel com Potinhos Recicláveis

Na época do natal, nada mais sugestivo do que confeccionar enfeites com os próprios alunos, numa aula divertida.










Pintando o Sete e Fazendo Arte


Desde de cedo e que aprendemos as melhores coisa da vida e pintar é uma delas.
A pintura ajuda na coordenação motora, estimula a inteligência, coloca a criança em contado com suas habilidades e dificuldades, desperta a imaginação e a criatividade.
Tudo o que se aprende é valioso para vida. Descobrir coisas novas é estimulante, é precioso.











sexta-feira, 18 de novembro de 2011

20 de Novembro Dia Nacional da Consciência Negra





No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.


Fizemos uma oficina onde contamos à história africana que os negros confeccionavam Abayomis( Bonequinhas negras de pano) que em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam as bonecas para as crianças brincarem...











Abayomi: do Yorubá (feminino) significa Encontro Feliz. Pode ser traduzida como: “Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim” ou “aquela que traz minhas qualidades” e também significa:  Aquele que traz felicidade ou alegria.
O nome é comum na África do Sul. Vem carregada de muitos significados: além da beleza, passa uma mensagem de consciência ecológica, de gênero e de raça.ABAYOMI: ENCONTRO PRECIOSO:  ABAY= ENCONTRO E OMI= PRECIOSO

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Excursão para Casa Fiat de Cultura 10/11/2011

"Roma - a vida e os Imperadores" 
A Exposição  "Momento Itália" na casa FIAT de Cultura, apresenta obras incríveis que contam histórias da antiga Roma, seus imperadores e o povo que ali viveu. Na exposição há estátuas e artefatos utilizados pela sociedade romana como jóias, utensílios domésticos, máscaras usadas em espetáculos de teatro, entre outras coisas. As estátuas expostas representam o retrato de imperadores, deuses e deusas da mitologia.
Foi um passeio no tempo, uma aula de história. 


"Roma - a vida e os Imperadores" 
A Exposição  "Momento Itália" na casa FIAT de Cultura.
2ª Parte com alunos do 1º Ciclo