Escola Municipal Padre Marzano Matias
Programa Escola Integrada


terça-feira, 30 de abril de 2013

1º de Maio Dia do Trabalho




O Dia Mundial do Trabalho foi criado em 1889, por um Congresso Socialista realizado em Paris. A data foi escolhida em homenagem à greve geral, que aconteceu em 1º de maio de 1886, em Chicago, o principal centro industrial dos Estados Unidos naquela época.
Milhares de trabalhadores foram às ruas para protestar contra as condições de trabalho desumanas a que eram submetidos e exigir a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Naquele dia, manifestações, passeatas, piquetes e discursos movimentaram a cidade. Mas a repressão ao movimento foi dura: houve prisões, feridos e até mesmo mortos nos confrontos entre os operários e a polícia.
Em memória dos mártires de Chicago, das reivindicações operárias que nesta cidade se desenvolveram em 1886 e por tudo o que esse dia significou na luta dos trabalhadores pelos seus direitos, servindo de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho.

Passeata de Conscientização Contra a Dengue




Escolas de Venda Nova fazem passeata contra a dengue




A Escola Municipal Padre Marzano Matias, em parceria com a Escola Municipal Geraldo Teixeira da Costa (Geteco) e a Escola Estadual Ari da Franca, todas localizadas na região Venda Nova, promoveu uma grande passeata, a fim conscientizar a comunidade no combate à dengue. O evento reuniu mais de mil pessoas, entre alunos, professores, funcionários e membros da comunidade escolar. A passeata percorreu a avenida Desembargador Onofre Mendes Junior e ruas Márcio Lima Paixão, Nilton da Costa Silveira, Luiz Fernando, José Dias Vieira, Nacip Raidan e Érico Veríssimo, no bairro Rio Branco. 

“A dengue é um problema real e todos têm que fazer sua parte para evitar que a doença se torne uma epidemia. Nós já determinamos que o assunto seja incluído em todas as agendas da regional”, explicou o secretário regional adjunto, Nildo Taroni.

A passeata “Padre Marzano contra a Dengue” chamou a atenção da comunidade. Ao som de músicas e frases motivadoras, faixas e cartazes sobre o tema, crianças e a comunidade escolar convidavam os moradores a se engajaram no combate ao mosquito Aedes Aegypti. Rosemary Prado, organizadora da passeata e diretora da escola Padre Marzano Matias, ficou satisfeita com o resultado do evento. "Houve um grande envolvimento de toda a comunidade escolar para alertar a população sobre a gravidade desta doença. Acreditamos que a atividade alcançou seu objetivo. A Escola Municipal Padre Marzano está fazendo a sua parte no combate à dengue, mas para acabar com esta doença esperamos que todos se envolvam", ressaltou. 



A Profª Comunitária Denise Zóglio agradece a todos os  alunos do Programa Escola Integrada da EMPMMat. que participaram de mais este evento com tanta animação e dedicação.

                                                                      
 











domingo, 21 de abril de 2013

21 DE ABRIL - TIRADENTES






21 DE ABRIL - TIRADENTES



Um grito de liberdade!



Em 21 de abril comemoramos o dia do primeiro sonho de um Brasil livre da colonização portuguesa, exato dia esse em que Tiradentes, Joaquim José da Silva Xavier, no ano de 1792, morreu enforcado.

A Inconfidência foi o início da mudança que pretendia a liberdade do Brasil do domínio colonial português. De lá para cá realmente muita coisa mudou, além de Portugal não ser mais nosso inimigo.


Frase de Tiradentes: "Esta terra há de ser um dia maior que a Nova Inglaterra!"


sábado, 20 de abril de 2013

Excursão: Vale Verde 16/04/13


Os alunos esta semana participaram de um passeio no Parque Ecológico Vale Verde, em Betim. A excursão teve o objetivo de promover um contato maior dos alunos com os animais e as áreas verdes do local, podendo, assim, fazer com que os estudantes observem um pouco mais do que aprendem sobre educação ambiental.


 Promover atividades em um ambiente externo faz parte da proposta de ensino  da Escola Integrada do Padre Marzano Matias. A Profª comunitária Denise Zóglio, destacou a importância das visitas em outro ambiente para os alunos da integrada “Os passeios, cada vez mais, têm feito parte da rotina. A sensação de liberdade promovida por eles gera alegria, entusiasmo, diversão e, principalmente, contribui para o aprendizado das crianças”, ressaltou.











                                                                Hora do Almoço









 Durante a excursão as crianças participaram de um roteiro pedagógico, em que os alunos vivenciaram experiências que enriqueceram o conhecimento educacional. A interação dos alunos com a natureza foi outro ponto importante do passeio, já que as crianças aprenderam mais sobre como as ações do ser humano influenciam no meio ambiente.









Vamos brincar um pouquinho!






Paradinha para o Lanche




 Os alunos se encantaram também com os animais do local. Diversas espécies de aves como arara, papagaio e periquito, além de avestruz e harpia foram alguns dos animais observados pelas crianças. Várias espécies de répteis também foram apreciadas. 
Os alunos foram acompanhados pela diretora Rose Prado, Profª comunitária Denise Zóglio, Profº Cássia , Profª Geralda e monitora Janete Novaes.






                                                Fim de um dia muito divertido.