Escola Municipal Padre Marzano Matias
Programa Escola Integrada


quarta-feira, 29 de junho de 2011

Apresentação dos alunos da Integrada para Formatura do PROERD








O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.
Veja video ao lado

Venda Nova comemora 300 anos




A região mais antiga de Belo Horizonte completa 300 anos de existência, no dia 13 de junho. 186 anos mais velha que a própria capital, o Distrito de Venda Nova teve sua origem no distrito de Curral D’el Rey e pertenceu à Vila de Sabará, por mais de duzentos anos.

Incorporada definitivamente a Belo Horizonte em 1949, o Distrito de Venda Nova começou a ser povoado em 1711 com o pouso de tropeiros, que passavam pela região com gado e mercadorias, vindos da Bahia, seguindo pelo rio São Francisco e depois pelo rio das Velhas para abastecerem as minas de ouro.

Em 1973, para facilitar a vida dos moradores da região foi criada a Administração Regional de Venda Nova, com vários serviços prestados pela Prefeitura de Belo Horizonte. Posteriormente, com a criação de mais sete Regiões Administrativas em Belo Horizonte, em 1987, a área foi redividida, dando origem à atual área da Região Venda Nova, além da Região Norte e parte da Região Pampulha.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Escola Integrada:Fumar=Doenças!!!

Fumar=Doenças!!!

As pessoas que fumam, não devem ter noção do perigo que é o tabaco, talvez seja nosso dever alertá-las para as inúmeras doenças que pode provocar!!!

Vamos alertar-te!!!

Há várias doenças mortíferas provocadas pelo tabaco, das quais: Trombose, Cancro Pulmonar, Bronquite Crónica, Asma e Enfisema Pulmonar.

Reflecte com o seguinte texto…

“Nicotina”

“O meu nome é Nicotina. Vivo na folha chamada tabaco. A folha onde vivo é muito bonita mas enganadora, pois eu sou má e posso ser muito perigosa.
Antigamente, os povos que viviam na América eram os únicos que conheciam o tabaco. Mas com a chegada de Cristóvão Colombo passei a viajar pelo mundo todo.
Certa manhã estava eu a apanhar sol, quando vieram uns homens que cortaram as folhas de tabaco e puseram-nas a secar. Eu fiquei toda contente porque me apercebi que me iam transformar num cigarro, o que me deu muita alegria pois finalmente iria poder destruir a vida de alguém.
Tanto tempo à espera e, finalmente, o meu desejo concretizou-se: transformam-me num cigarro. Entro pela boca de um fumador, desço pela sua faringe, pela sua laringe e pela sua traqueia. Olho à minha volta e tudo está negro, devido ao meu primo alcatrão que também existe nos cigarros. Mas eu não paro, o meu objectivo é continuar até aos pulmões.
Oh!...Mas que lindos pulmões: negros, esburacados, secos e duros. Pelo aspecto destes magníficos pulmões, este fumador deve ter cancro pulmonar. Estou com sorte, deve faltar pouco para o seu fim e, com a minha ajuda, ele estará cada vez mais próximo.”

sábado, 25 de junho de 2011

Escola Integrada:BULLYING

BULLYING 

Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully ou "valentão") ou grupo de indivíduos com o objectivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz (es) de se defender.
O bullying praticado na escola é uma prática cada vez mais observada.
“Um aluno pode ser vítima de bullying quando está exposto, repetidamente e ao longo do tempo, a ações negativas da parte de uma ou mais pessoas”
O bullying difere de outros comportamentos violentos por três critérios: (1) intencionalidade do comportamento, (2) o comportamento é conduzida repetidamente e ao longo do tempo, e (3) desequilíbrio de poder entre o provocador e a vítima.
Os comportamentos mais frequentemente utilizados para vitimar ou provocar os outros são gozar, chamar nomes,  fazer comentários ou gestos ordinários e/ou piadas sexuais; dizer mentiras, espalhar boatos; e excluir, deixar de fora de atividades de propósito.
Na opinião dos especialistas, estes comportamentos podem castrar a liberdade de um jovem e marcar a personalidade para a vida inteira.
Esta é uma realidade para a qual pais, professores e outros agentes educativos, devem estar devidamente preparados para que possam identificar e intervir adequadamente.
Bullying_ Sinais de alerta!!!
O quotidiano de um jovem vítima de bullying é um tormento e a escola um local de permanente humilhação. Estes jovens podem evidenciar alguns dos seguintes comportamentos:
. medo de ir para a escola;
. pedido para mudar de escola;
. perda de interesse pelo estudo;
. queixas de dores de cabeça ou de estômago;
. dificuldade em adormecer, pesadelos;
. aparência triste e angustiada;
. regresso da escola com os seus pertences danificados;
. inexistência de amigos.

O bullying gera um sofrimento continuado e vivido em silêncio.

Estejamos em alerta para esta realidade que, não sendo um fenómeno novo, tem ganho nos últimos anos grande amplitude.



O Bulliyng envolve diversos tipos de agressão. Descubra, na sopa de letras, 15 palavras relacionadas com o tema.

domingo, 19 de junho de 2011

Nossas oficinas

Intervenção Artistíca com a Monitora Janete Novaes

Oficina de Jogos e brincadeiras com a Monitora Viviane
                         
                                         Oficina de Jogos matemáticos com a Monitora Somária


                                            Oficina da artes com a Monitora Janete Novaes
 

                                  Oficina de esporte(Futsal) com o Monitor Leandro (Futebol)
                                              Oficina de dança com o Monitor Edvaldo
                                                             Oficina de Trico com a Julieta
                                                       Percussão com o Monitor Bob
                                                    Jornal e Radio  com o Monitor Alysson
Oficina com o Monitor Jean
Oficina do Monitor Marcelo
                                                 Oficina de Teatro com a Monitora Amanda



sexta-feira, 17 de junho de 2011

Escola Integrada:PARCERIA DE SUCESSO - FACULDADES KENNEDY


     A Faculdade Kennedy está inserida em nossa comunidade desde 1964. Hoje oferece diversos cursos: Direito, Engenharia Civil, Engenharia de Minas e Engenharia de Produção.

     O Programa Escola Integrada/EMPMMat desenvolve todas suas oficinas nas salas e quadras da Faculdade Kennedy. 

         É uma parceria de sucesso desde o início,  em março de 2009.
    
         Quer conhecer mais acesse:  www.kennedy.br



       

domingo, 12 de junho de 2011

Escola Integrada:Capacitando nossos Educadores

A Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Educação, estabeleceu uma parceria para realização de cursos com o Banco Mercantil do Brasil e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPDC), que é coordenado pelo educador Tião Rocha.

O projeto Mercantil do Brasil Educacional consiste na capacitação de educadores para o uso de jogos, pedagogias e tecnologias sociais inovadoras no processo de aprendizagem. 

A iniciativa tem o propósito de promover uma prática educativa que favoreça, no universo escolar, o relacionamento, companheirismo, a socialização, a troca de experiências, o conhecimento do outro, o respeito às diferenças e a construção de uma relação plural entre educadores e educandos.


Curso "Jogos Educativos" Tião Rocha

Recebendo  certificado de conclusão

Projeto Mercantil do Brasil Educacional, capacitando como multiplicador de jogos educacionais.
Mercantil do Brasil  Educacional
Formação de Agentes Culturais do Programa Escola Integrada. Projeto Observatório da Juventude da Faculdade de Educação da UFMG
Curso de extensão TEIAS DA CIDADANIA.promovido pelo Grupo TEIA (Territórios, Educação Integral e Cidadania) da Faculdade de Educação da UFMG

Trabalho na SMED:  grafite e pintura.
                      A arte do grafite é uma forma de manifestação artística em espaços públicos.

domingo, 5 de junho de 2011

Percussão: Unidos do Marzano

Não poderíamos deixar de postar a  percussão do monitor Weverton Henrique (Bob) que fez um lindo trabalho com as nossas crianças.






sábado, 4 de junho de 2011

Intervenção artística: Pintura em tela

Iara
Silvio
Gabriel Henrique
Ingrid
Bianca
Louíse
Érik
Vitória
André
Matheus Vitor
Ronald
Leonardo
Paulo Vitor
Desireé
Victor do Espirito Santo
Douglas
Angélica
Juliana
Vitor Rodrigues
Hevelyn
Larissa
Brenda
Maria Clara
Pedro Lima
Jonatas
Ana Paula
Willian
Deborah
Isabela
Lidia
Vitória
Paulo César
Pintura em tela com a monitora de intervenção artística Janete Novaes.
Parabéns a estes  artístas!