Escola Municipal Padre Marzano Matias
Programa Escola Integrada


segunda-feira, 25 de junho de 2012

Projeto Mãos na Massa- Uvas passas borbulhantes

Durante este período foram realizadas atividades de estados físicos (sólido, líquido e gasoso) da matéria, bem como a interação de compostos e reações químicas. Realizamos o experimento “Uvas passas borbulhante” onde foi explicitado aos alunos densidade de matérias e reações. Todas as turmas evidenciaram o experimento.

Materiais Utilizados
  1.  Béquer
  2. Água
  3. Bicabornato de sódio
  4. Vinagre 
  5. Uva passa
  6. Agitador

Instruções; Encha o béquer com água, adicione o vinagre e misture, logo em seguida adicione o bicabornato de sódio e veja o que acontece, em seguida coloque as uvas passas e novamente veja o que acontece.
Explicação: A reação do vinagre e o bicabornato de sódio produzem bolhas na água, contudo assim que acrescenta a uva passas elas afundam no béquer por serem mais pesada (mais densa), logo em seguida elas são suspensas pelas bolhas de ar por que são mais leves (menos densa) e ficam subindo e descendo ate a reação acabar.






Projeto Mãos na Massa- – Para onde a água vai nas plantas?

Trata-se de um fantástico experimento onde os alunos junto com o monitor Johnny evidenciaram para onde água vai às plantas. O experimento foi produzido no laboratório e realizamos introduções dos componentes  que compreendem os vegetais e a extrema importância para a natureza bem como os processos fotossintéticos.










Materiais Utilizados
  1. Recipiente com água
  2. Tinta colorida (azul)
  3. Tesoura
  4. Rosas brancas

Instruções; Encha o recipiente com água e misture a tinta (não necessita ser azul, pode ser a cor de sua escolha), pegue a flor e corte uma porção do caule dentro da água (atenção realize o corte de forma diagonal impreterivelmente dentro da água para evitar embolia), espere e veja o que acontece

sábado, 23 de junho de 2012

Excursão Museu de Artes e Oficios (1º e 2° Ciclo)

Nos dias 20 e 21 de junho os alunos do 1º e 2º ciclo visitaram o Museu de Artes e Oficios na Praça da Estação.

















O Museu de Artes e Ofícios é um espaço cultural que abriga e difunde um acervo representativo do universo do trabalho, das artes e dos ofícios do Brasil. Um lugar de encontro do trabalhador consigo mesmo, com sua história e com o seu tempo

quinta-feira, 21 de junho de 2012

V Fórum Educação Integral

Os alunos EMPMMat participaram do V Fórum Educação Integral no Parque Municipal.
Eles dançaram com muito entusiamo e alegria a musica Rap da família. 
Parabéns, pela linda a apresentação! 















sexta-feira, 15 de junho de 2012

Excursão: Museu de Artes e Ofícios (2º e 3º Ciclo)

Nossos alunos fizeram uma visita no dia 14/06 ao Museu de Artes e Oficios, localizado ao centro de Belo Horizonte. Foi uma ótima excursão, porque além de aprenderem um pouco mais da Historia do Brasil , eles conheceram  os objetos usados antigamente, e viram como é  grande a diferença das maquinas usada agora na atualidade. Aprenderam também que devemos conservar a nossa historia, nossa origem e nosso patrimônio.



Eles aproveitaram para tirar uma foto enfrente o ônibus da Rede Record que estava em passando pela cidade de Belo Horizonte.