No dia 20 de novembro comemora-se o Dia Nacional da Consciência Negra, em homenagem à morte de Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
O dia da consciência negra é uma forma de lembrar o sofrimento dos negros ao longo da história, desde a época da colonização do Brasil, tentando garantir seus direitos sociais.
Hoje temos várias leis que defendem esses direitos, como a de cotas nas universidades, pois acredita-se que, em razão dos negros terem sido marginalizados após o período de escravidão, não conseguiram conquistar os mesmos espaços de trabalho que o homem branco.
O dia da consciência negra é marcado pela luta contra o preconceito racial, contra a inferioridade da classe perante a sociedade. Além desses assuntos, enfatizam sobre o respeito enquanto pessoas humanas, além de discutir e trabalhar para conscientizar as pessoas da importância da raça negra e de sua cultura na formação do povo brasileiro e da cultura do nosso país.
Fizemos uma oficina onde contamos à história africana que os negros confeccionavam Abayomis( Bonequinhas negras de pano) que em viagens para o Brasil em direção a escravidão, as mulheres rasgavam a barra da saia e faziam as bonecas para as crianças brincarem...
Abayomi: do Yorubá (feminino) significa Encontro Feliz. Pode ser traduzida como: “Ofereço para você o melhor que eu tenho em mim” ou “aquela que traz minhas qualidades” e também significa: Aquele que traz felicidade ou alegria.
O nome é comum na África do Sul. Vem carregada de muitos significados: além da beleza, passa uma mensagem de consciência ecológica, de gênero e de raça.ABAYOMI: ENCONTRO PRECIOSO: ABAY= ENCONTRO E OMI= PRECIOSO
Muito bacana! Quero uma pra mim! BJ, Marta Alves.
ResponderExcluirLinda estas bonequinhas! Que trabalho maravilhoso que vcs fazem com estas crianças,parabéns!
ResponderExcluirVera Duanni
Que trabalho maravilhoso que vcs fazem com estas crianças,parabéns!
ResponderExcluir